A Dra. Elaine Marasca, médica, mestre em Educação, diretora clínica do Lucas Terapeuticum Desenvolvimento Humano recebeu amigos e convidados para o lançamento do livro “Saúde se aprende, Educação e que cura.”. As noites de autógrafos, marcadas por muita descontração, bate-papo e informação aconteceram nos dias 8 de dezembro na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo e 17 de dezembro nla Livraria Espaço Alexandria.
Sinopse
O livro trata de se olhar para a pedagogia e a seus métodos de um novo ponto de vista embasados no conhecimento integral do ser humano e nas etapas de desenvolvimento.
Saber que os indivíduos têm tempo e hora para aprender determinados conteúdos; saber a forma de trazê-los; atentar para ritmos de aula, da disciplina, do ano são elementos que, potencialmente podem equilibrar ou desequilibrar sistemas e órgãos no presente e/ou no futuro.
O desenvolvimento humano se dá em períodos bem delineados – e a cada período, corpo e alma precisam de atividades bem específicas, sob pena de se “atrapalhar” a vitalizalização e a “finalização” de sistemas e órgãos que estão sendo formados. O sono, a freqüência respiratória e a freqüência cardíaca são os primeiros a sofrer alterações se o professor não souber adequar o conteúdo e ritmo de aula com a idade, o momento e o contexto daquilo que é apresentado para ser aprendido.
A mielinização é o processo de amadurecimento neurológico e está atrelado à orientação alimentar e aos estímulos trazidos à criança através dos sentidos e das possibilidades de movimento. O aprendizado se dá primeiro no corpo e só depois se dirige ao intelecto – o que não for aprendido no corpo, será difícil de se tornar cognição.
O livro tem um cunho didático, pois municia professores e pais a entenderem o desenvolvimento num contexto amplo e adequarem suas atividades de modo mais coerente evitando precocidades e outras acelerações que podem prejudicar o desenvolvimento físico e intelectual que às vezes vai aparecer só no futuro.
Sabe-se que a intelectualização precoce tende a induzir uma hipotermia que desastibiliza o sistema imunológico e também uma rigidez que pode apressar processo esclerosantes.
Na prática, essas informações acessíveis e em linguagem palatável, dão suporte a ações simples que auxiliam na composição de um corpo físico sadio, onde seu mundo interno (pensar, sentir e agir) possam ter liberdade para atuar no mundo externo.
Todo o processo do livro nasceu de uma afirmação:
Rudolf Steiner, várias vezes chamou a atenção para o fato do pedagogo, até certo ponto, ser um curador como o é o médico, se partirmos de uma visão ampla do conhecimento do homem e do mundo. Ao lado disto, Rudolf Steiner também diz que o médico que quer curar, no verdadeiro sentido, deve ter viva em seu interior, a arte da educação em seu sentido mais amplo. Estas duas indicações serão plenamente compreendidas por quem se tiver ocupado seriamente acerca da compreensão do desenvolvimento humano, e em especial do desenvolvimento infantil. (WEGMAN, 2001).
Que foi traduzida por mim em “Saúde se aprende, Educação é que cura”.